Porto Judeu

Porto Judeu é uma freguesia, com 28,90 km² de área. Fez parte do concelho de São Sebastião até à sua extinção em 1870. A Freguesia Porto Judeu foi desde sempre dedicada às pescas. Tem um porto e excelente zona de banhos. Situa-se numa zona muito seca o que lhe permite ter um microclima também seco e sadio. A vista que os Ilhéus das Cabras lhe oferecem é excelente. Numa noite de luar quando a lua desponta por entre os dois ilhéus solitários no mar traz-nos à memória os tempos idos as caravelas do passado. A Baía do Refugo localizada na costa sul da ilha Terceira, na freguesia de Porto Judeu. Trata-se de uma zona balnear costeira cuja formação geológica teve origem na erupção do vulcão do Algar do Carvão, dado as lavas deste vulcão terem escorrido até ao mar atingindo a costa desde a localidade da Serretinha, freguesia da Feteira até ao Porto Judeu formando toda uma zona de terra queimada caracterizada pelas suas pedras de basalto negro de grandes dimensões misturadas com grandes quantidades de escórias. Ao chegar ao mar esta corrente de lava deu origem a algumas baías destacando-se entre elas a Baía do Refugo que se antigamente foi varadouro piscatório, actualmente é uma zona balnear com piscina natural e dotada de área para jogos. No dia 28 de Agosto de 1893 um Furacão, a maior tempestade de que há memória nos Açores provocou grande enchente de mar e em conjunto com fortes ventos arruinou casas, igrejas e palheiros. Também os portos foram severamente atingidos com perda de embarcações. Os danos deste furacão ainda são visíveis nalguns pontos da costa, nomeadamente na antiga, e hoje abandonada, Igreja Velha de São Mateus da Calheta, e nas ruínas da Baía do Refugo. A Baía do Refugo é classificada pelo Governo Regional dos Açores como zona balnear do tipo 1, enquadrando-se nas zonas equipadas com uso intensivo, adjacentes ou não a aglomerados urbanos que detêm um nível elevado de infra-estruturas, apoios e ou equipamentos destinados a assegurar os serviços de utilização pública.

4 comentários:

Carlos César Pacheco disse...

Muito bonita esta fotografia.
Parabéns pelos seus trabalhos!

Renata Medeiros disse...

Os meus parabéns pelo excelente blog que aqui encontrei! Muitas fotografias de boa qualidade. Gostei, é sempre bom ver que a Ilha Terceira está a ficar disperta para os blogs, pois assim divulgamos o que temos de melhor!

bjs

Unknown disse...

Ainda não tinha vindo espreitar este blogue e fiquei boquiaberta, pela excelência quer das fotos, quer da informação colocada.

Parabéns amigo Emanuel por este verdadeiro portal turístico dos Açores.

Gostei em particular desta foto. Quanta beleza!

Bom Carnaval!

Eliani disse...

Meus ascendentes vieram, na sua maioria, dos Açores. Gostei muito de ver as imagens. Fotos perfeitas, que me remeteram ao outro lado do oceano. Pois sou do Sul do Brasil. Parabéns, pelo blog!!