O Jardim da Praça da República ocupa o largo principal da vila de Velas, local onde em tempos idos esteve localizado o mercado da localidade. Este jardim encontra-se delimitado por muros baixos dotados de um gradeamento superior, canteiros de formas variadas, arbusto e algumas árvores. Ao centro possui um coreto.
A regularização da antiga praça e a sua adaptação a jardim iniciou-se em 1836, quando a Câmara Municipal de Velas emitiu uma deliberação no sentido do arranjo urbano daquele espaço. Esse documento obrigava "os porcos do concelho a andarem com anel no focinho e a não atravessarem a praça". Depois, vieram as plantações de árvores já em meados do século; a instalação do coreto em 1898; a iluminação em 1899; os arranjos dos canteiros e outras decorações em pedra queimada, bem como os muros e gradeamentos nos inícios do século XX.
O jardim encontra-se no centro de uma envolvente de edifícios e integrado num espaço que não lhe dá qualquer hipótese de crescer. Beneficia no entanto de uma excelente enquadramento arquitectónico dos prédios urbanos que tem em volta. Desses edifícios sobressai o edifício da Câmara Municipal, um dos exemplos máximos do barroco insular na ilha de São Jorge. Do lado oposto a este, ergue-se o edifício da sociedade filarmónica velense, ostentando a sua fachada Art déco característica dos anos 20 e 30 do século XX, de forte colorido, apresenta amplas fenestrações por entre elementos decorativos estilizados da tradição beaux artiana.
Sino
Há 14 anos
4 comentários:
Estes registos trazem- me saudades das minhas Ilhas.
Foi linkado nos meus preferidos!
bjs
Olá meu querido
há tempos que naum comento em seu blog sempre rico em fotos maravilhosas
Obrigada pelos emails maravilhosos sempre
Desejo a vc e sua familia um lindo fds
bjinhos carinhosos
Obrigada pela visita e pelas palavras. Vou partilhar um "segredo" contigo. Aqui vai.
O meu Pai era madeirense.Tinha uma paixão pela sua Ilha.Ñ conhecia os Açores.Perguntaram-lhe a razão.
Meio envergonhado respondeu: tenho
medo de reconhecer q. são mais belos que a Madeira.
Beijo.
isa.
Olá. Estive neste jardim em 1996... já lá vão uns anitos e adorava voltar :)
Interessante o seu Blog. Aprende-se algo com eles :)
Um abraço
Enviar um comentário